Um investimento no futebol como jogador de futebol ativo. David Beckham como espelho e os Estados Unidos como mercado em evidente crescimento. O espanhol Juan Mata desembarca no São Diego FC como parceiro e enfrenta uma aventura no MLS dos escritórios. A MLS enfrenta sua reta final nestas semanas com a briga pela MLS Cup, que tem o LA Galaxy e o Seattle Sounders como finalistas da conferência na zona Oeste e Orlando City e o New York Red Bulls na zona Leste.
Mas aqueles que não competem mais, incluindo o Inter Miami de Lionel Messi após o fracasso nos playoffs, já se preparam para a temporada 2025, em que a principal novidade será um novo rival: o San Diego FC. Com o Snapdragon Stadium como casa, o San Diego FC será o 30º time da MLS. Já conta com um treinador, o americano de ascendência chilena Mikey Varas, e sua principal figura no elenco, o mexicano Hirving Lozano.
Porém, na semana passada a seleção californiana anunciou outra contratação, desta vez para o seu organograma: a do futebolista espanhol Juan Mata como sócio de investimento do San Diego FC. “Mata é o primeiro jogador de futebol internacional ativo a investir em uma franquia da MLS e se junta a David Beckham como o segundo jogador internacional a se envolver como investidor em um clube da MLS”, afirmou o clube em comunicado.
Nos passos de David Beckham
Como parte de sua chegada ao Galaxy em 2007, que marcou um antes e um depois no futebol nos EUA, Beckham recebeu a opção de comprar um time de expansão da MLS por US$ 25 milhões. Essa cláusula acabou virando Inter Miami. As aspirações de Mata não são tão grandes, mas o ex-jogador de clubes como Valencia, Chelsea e Manchester United também viu o potencial que o futebol tem no país das estrelas e listras, que em 2026 organizará a Copa do Mundo ao lado de México e Canadá .
Um novo desafio para Juan Mata
“Juntar-se ao San Diego FC como parceiro de investimento é uma excelente oportunidade para ajudar a construir algo verdadeiramente especial em uma cidade e uma liga que estão passando por um crescimento incrível”, observou Mata. O médio, de 36 anos e que agora joga no Western Sydney Wanderers depois de ter passado pelo Galatasaray e pelo Vissel Kobe, fez assim referência a uma cidade como San Diego cujo peso nos EUA não parece ter reflexo proporcional no desporto. .
De acordo com o Census Bureau dos Estados Unidos, San Diego é a oitava cidade mais populosa do país, com 1.388.320 habitantes. Por condado, San Diego é o quinto com mais habitantes, com 3.269.973. No entanto, esta cidade californiana tem atualmente apenas um time nas principais ligas masculinas dos EUA: o San Diego Padres da MLB.
Eles perderam a NFL quando os Chargers se mudaram para Los Angeles. A NBA também trocou San Diego pela meca de Hollywood com a saída dos Clippers e com a transferência dos Rockets para Houston. Ainda mais marcante é a escassez de equipamentos de alto nível em San Diego se levarmos em conta que, do outro lado da fronteira com o México, está Tijuana, que tem 2.157.853 habitantes segundo o último censo mexicano (2020) e com a qual praticamente forma uma megalópole binacional.
Nesse panorama entra o San Diego FC, cujos principais proprietários são o empresário Mohamed Mansour e a tribo nativa Sycuan da nação Kumeyaay e que se junta ao San Diego Wave, fundado em 2022 na NWSL (liga feminina dos EUA). .), para aumentar a paixão pelo futebol na cidade. “Estamos absolutamente encantados por Juan Mata ter ingressado no clube como parceiro de investimento”, disse Mansour, que sublinhou que o lado social do jogador também tem sido fundamental nesta união.
Nesse sentido, Mata fundou o Common Goal, uma iniciativa para que a comunidade do futebol doe pelo menos 1% de sua renda para causas sociais. A Common Goal também é parceira da Right to Dream, da qual o San Diego FC é membro e que é um grupo de academias juvenis e clubes de futebol de todo o mundo.
“O compromisso deste clube e da Right to Dream com o impacto na comunidade, a excelência e uma visão de sucesso a longo prazo alinham-se perfeitamente com os meus próprios valores. Estou ansioso para contribuir com a minha experiência e paixão pelo esporte e trabalhar ao lado de toda a equipe para construir um clube isso inspira dentro e fora de campo”, argumentou Mata. Por sua vez, Mansour sublinhou que Mata partilha os seus “valores de querer usar o futebol para gerar impacto social e mudanças a longo prazo”.
Este não é o primeiro empreendimento de Mata no esporte, já que ele também é investidor na Fórmula 1 por meio da equipe Alpine por meio do fundo de investimento Otro Capital. Mas com o San Diego FC, Mata consolidou a sua dupla dimensão no futebol: a do jogador em campo e a do empresário nos escritórios.